Atelier Sanitário – Daniel Murgel e Leandro Barboza no Centro Cultural Phábrika

Em uma das ruas mais antigas do centro do Rio de Janeiro, situada na Zona Portuária, encontra-se o Atelier Sanitário, ponto de encontro dos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza, onde desenvolvem projetos individuais e coletivos, além de receberem outros artistas e amigos, o que torna o Sanitário mais do que um local de trabalho, sendo também espaço de trocas, conversas e confraternização.

Os trabalhos lá desenvolvidos transitam entre desenho, pintura, design, arquitetura, escultura e incorporam questões relativas à região no entorno do Atelier, que passou, nos últimos anos, por um controverso projeto de reestruturação espacial para que a cidade pudesse receber grandes eventos esportivos. Resquícios dessas obras frequentemente são coletados pelos artistas e reaproveitados, tornando-se matéria prima para construção de novos objetos. Murgel e Barboza adotam a valorização do precário e a estética da gambiarra, realizando projetos que tomam como referência a arquitetura popular e métodos rudimentares de construção.

No outro lado da cidade, em um bairro da Zona Norte, está o Centro Cultural Phábrika, projeto de ocupação e resistência cultural na Fazenda Botafogo, que a partir de um esforço coletivo recuperou uma edificação abandonada há quase 10 anos, transformando-a em um rico espaço de arte e cultura numa das regiões da cidade que mais carecem de fomento. Longe de receber projetos de reestruturação urbana, paisagismo e equipamentos culturais, o único “legado olímpico” para a região é uma obra inacabada do BRT, que se tornou ruína antes de ser concluída.

A exposição Atelier Sanitário promove o encontro desses dois espaços, levando à Phábrika trabalhos produzidos por Daniel Murgel e Leandro Barboza individualmente e coletivamente. Tomando como mote processos de construção, o habitat e a cidade, a exposição explora possíveis relações entre os trabalhos desses dois artistas e o espaço físico da Phábrika, bem como seu entorno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atelier Sanitário: Daniel Murgel e Leandro Barboza
Curadoria: Thiago Fernandes
Realização: Centro Cultural Phábrika

[A mostra esteve em cartaz do dia 04 a 09 de agosto de 2018, quando recebeu a visita de alunos de uma escola municipal da região para uma visita mediada com os artistas]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s